Dicas – Atualização de vCenter Server Appliance

Olá pessoal, tudo certo? Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês alguns pontos a serem levados em consideração antes de atualizar um vCenter Server Appliance. São pontos que eu encontrei durante atualizações e achei que seria uma boa ideia listá-los aqui para quem sabe, poupar alguns passos de troubleshooting na sua janela de manutenção​​ 😊

Para referência: ​​ A maioria das atualizações foram da versão 6.0 para as versões 6.5 ou 6.7.

Vamos lá!

 

Pré-requisitos​​ básicos

 

Antes de dar as dicas vamos ter certeza que você já garantiu os pré-requisitos básicos para essa atualização. Você vai precisar de:

- 1 endereço IP temporário na rede de gerência.

- Uma máquina Windows com acesso a essa rede de gerência.

- Checar a interoperabilidade com outras soluções VMware no ambiente. Verifique​​ AQUI.

- Checar o caminho de upgrade. Verifique​​ AQUI.

- Checar compatibilidade com Plug-ins de terceiros instalados no vCenter.​​ (Caso tenha plugins que não são compatíveis, irão aparecer warnings no stage 2 do upgrade do vCenter)

- Checar se possui recurso no cluster (porque temporariamente teremos dois vCenters ligados no ambiente) e se possui espaço no datastore.​​ 

-​​ Possui Update Manager? Será necessário rodar um assistente de migração antes do Upgrade. Nas versões 6.5 e acima o Update Manager é embbeded no vCenter.​​ Esse assistente é o arquivo​​ VMware-Migration-Assistant​​ presente na pasta migration-assistant na ISO do vCenter.

-​​ Um backup atual do vCenter (snapshot traz paz de espírito, mas não é backup!!1!!1!)

 

Dicas​​ da Priscilla

 

Verificou todos os passos acima e viu que pode prosseguir com o upgrade no seu ambiente? Ótimo, vamos agora as dicas!

 

  • Verifique se a senha root do vCenter está expirada.​​ 

Caso esteja expirada, o upgrade irá falhar no Stage 1 com “A problem occurred while getting data from the source vCenter Server”.​​ Você pode fazer essa verificação na interface VAMI do vCenter (​​ https://[VCENTER_HOSTNAME]:5480​​ ).​​ Atualize a senha root do vCenter!

 

  • Verifique que o assistente de migração está rodando no Update Manager.​​ 

Caso não esteja​​ rodando,​​ o upgrade irá falhar no Stage 1​​ com a mensagem “Unable to retrieve the migration assistant extension on source vCenter Server.​​ Make sure migration assistant is running on the VUM server.”​​ Verifique novamente os pré-requisitos básicos!

 

 

  • Verifique se a interface de rede do vCenter está nomeada como eth0.​​ 

Caso esteja com outro nome o upgrade irá falhar no Stage 2 com “Internal error occurs during execution of upgrade process.”. A VMware já tem um artigo (KB2147933) com essa dica e de como resolvê-la. Confira​​ AQUI.

 

  • Verifique que o Update Manager está com Status GREEN.​​ 

Caso o update manager não esteja com o status green o upgrade irá falhar no Stage 2 com “VMware​​ Update manager health status is red”. No meu caso, um restart do serviço Update Manager no Windows resolveu​​ o problema.

 

  • Verifique a versão dos switches distribuídos.​​ 

As vezes a atualização do vCenter e dos hosts é realizada, mas os switches distribuídos ficam para trás. Confirme que os switches distribuídos estão em uma versão compatível com a versão de upgrade do vCenter.

 

  • Verifique se​​ o arquivo EAM.PROPERTIES está corretamente preenchido.

Caso não esteja preenchido corretamente, o upgrade irá falhar no Stage 2 com “Error: Internal error occurs during vSphere ESX Agent Manager pre-upgrade checks.” Dê uma olhada nos passos do KB 50113982 (link​​ AQUI) para corrigir esse erro!

 

  • Verifique o tamanho da partição / do vCenter.​​ 

No final do Stage​​ 2, o​​ Wizard de upgrade​​ poderá​​ avisar que não há espaço o suficiente na partição /​​ para realizar o Upgrade e pedirá um diretório para realizar a exportação de dados excedentes​​ (A imagem abaixo destaca esse aviso). Caso esse aviso apareça para você, realize o procedimento descrito no artigo KB 2113947​​ (Link​​ AQUI).​​ Ao finalizar o procedimento, basta inserir o caminho no Export Directory (no caso do KB o aminho criado foi /storage/tmp2)​​ e concluir o Wizard.

 

  • Erro ao realizar o dump do banco postgres do vCenter. Esse erro aparece no Stage 2 quando o Wizard está gerando o dump do banco do vCenter original. Nesse caso eu recomendo abrir um chamado com a VMware. No meu caso, a tabela vpx_text_array​​ estava com entradas corrompidas. Assim que as entradas foram deletadas, o dump ocorreu sem problemas e o​​ upgrade​​ concluiu.

 

Bom, essas foram as surpresas que eu já encontrei fazendo atualizações. Se vocês já encontram outras fiquem à vontade para deixar a sua experiencia nos comentários!

 

Copy link
Powered by Social Snap