Instalação de vSphere Integrated Contaner 1.5.3

Olá pessoal, tudo bem?

Resolvi subir o VIC 1.5.3 para ver quais novidades tem nessa versão. Resolvi postar aqui o passo a passo para fazer o deploy de um VIC e ajudar quem está começando nesse mundo de containers no VMware! Vamos lá?

  1. Primeiro passo é iniciar o deploy! O VIC 1.5.3 é um appliance .ova, então basta realizar o download e selecionar o arquivo.
  • Seleciona a pasta na qual o appliance será armazenado.
  • Selecione o host.
  • Confirme a versão e validação do seu OVA!
  • Leia e aceite os termos!
  • Escolhe o datastore. No meu ambiente como é lab, sempre seleciono thin provision para economizar espaço hehe
  • Selecione a rede! A rede MGMT é a mesma que se encontra o meu vCenter, então não terá roteamento para o VIC se comunicar com o vCenter.
  • Coloque as informações de rede do appliance, confira tudo e clique em Finish.
  • Assim que terminar o deploy, ligue o appliance e aguarde a tela de baixo aparecer. Iremos acessar a URL com o protocolo HTTP e o endereço IP registrado!
  1. No meu caso a URL era http ://10.0.0.8. Ele irá abrir uma tela para nós concluirmos a instalação, ou seja, iremos integrar com o vCenter. Nessa integração será instalado um plugin do vSphere Integrated Container. Ele será visível somente na interface HTML5!
  1. Após incluir as informações do vCenter e selecionar para instalar o plugin, aceite o certificado do vCenter Server.
  1. Se tudo estiver ok, irá aparecer uma mensagem em verde no topo da tela, informando que a instalação foi finalizada com sucesso!
  1. Podemos conferir na interface HTML5 o novo plugin.
  1. Caso apareça o alarme da Figura abaixo, não se assuste. Ele está reclamando do certificado autoassinado do VIC! Clique no link destacado em vermelho na Figura abaixo.
  1. Esse link irá mostrar uma tela com um aviso de certificado. Aceite esse aviso para que a tela mostrada abaixo apareça!
  1. Pronto! Não tem mais alarme nessa tela!

Nos próximos posts irei mostrar como fazer o deploy de um VCH via linha de comando! Até lá!

Copy link
Powered by Social Snap