vRealize Operations 7.0 – Licenciamento

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu queria esclarecer o licenciamento da versão 7.0 do vROps. O vRealize Operations Manager já está na versão 7.0 e, para quem estava acompanhando, sabe que a solução passou por uma mudança grande na versão 6.7.

Cadê as métricas??

Para quem estava acostumado e usava bastante as métricas disponíveis percebeu que a partir da versão 6.7 foi feita uma limpa nas métricas. O objetivo era deixar a ferramenta mais intuitiva e fácil de gerenciar e administrar. Depois do trauma de perder algumas métricas, eu acredito que a mudança foi para o melhor. A ferramenta ficou mais simples de entender e trouxe consigo a precificação de nuvem privada! Essa funcionalidade estava disponível somente no vRealize Business e agora, se você já fez o upgrade para o vROPs 6.7 você já pode usufruir também da funcionalidade! Existem outras funcionalidades também, posso comentá-las em um post futuro.

Se você está interessado em saber quais métricas deixaram de existir ou foram substituídas é só checar esse link AQUI.

Mas voltando ao foco! O upgrade da versão 6.6 para a versão 6.7 pode ser feita sem problemas porque não é uma mudança de versão. Ambos estão em 6.X. Agora para a versão 7.0 temos que tomar cuidado.

Posso fazer o upgrade para a versão 7.0?

Se você está nas versões 6.X e possui um contrato de subscrição e suporte (SnS) ativo com a VMware, você pode fazer o upgrade da ferramenta. Como isso vai acontecer depende de como o seu vROPs é licenciado.

Se o seu vROPs é licenciado pela licença vSOM, não é necessário fazer nenhuma mudança pois essa licença não é invalidada de acordo com o Release Notes do vROPs 7.0. Mas eu deixo aqui um ponto de atenção: o licenciamento vSOM foi descontinuado! (Leia AQUI sobre esse End Of Availability)

Se você possui a licença vRealize Suite 6.0 a mesma será invalidada. Então ao realizar o upgrade o seu novo vROPs irá aparecer em Evaluation Mode (o trial de 60 dias). Se você possui o SNS ativo com a VMware você irá conseguir realizar o upgrade da licença do vROPs para a versão 7.0 a partir do portal MyVMware! Após gerar a nova licença, basta aplica-la no vROps.

Segue KB que explica com mais detalhes as licenças com direito de upgrade: KB 2142365

Caso você não tenha o SNS ativo, será necessário adquirir uma nova licença antes da finalização dos 60 dias de teste para continuar usufruindo da ferramenta na versão 7.0.

Leia o Release Notes!

É extremamente importante ler o Release Notes antes de realizar qualquer upgrade. Além de trazer as novidades, problemas resolvidos e problemas conhecidos esse documento irá informar quais os caminhos de upgrade possíveis e se tem algum ponto importante que deverá ser levado em consideração no planejamento do upgrade. É uma leitura rápida que poderá te poupar bastante dor de cabeça! Então não esqueça de checar o Release Notes vROPS 7.0 !

Copy link
Powered by Social Snap